Pesquisar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um "arranha centro da Terra"

A corrida pelo "arranha céu" mais alto do mundo pode estar com seus dias contados.

Se a mania pegar a corrida agora será ao centro da terra. 

Arquitetos mexicanos estão projetando um incrível"Earthscraper"(algo como "perfurador de terra") de  65 andares , que mergulha a 300 metros abaixo do solo.

A impressionante pirâmide de cabeça para baixo, no meio da Cidade do México, é projetada para contornar os limites de altura de novos edifícios na capital.

O edifício subterrâneo terá 30 andares, para casas, lojas e um museu (10 andares cada), bem como 35 andares para escritórios.
O Piso ou teto seria de vidro para aproveitar a iluminação natural

E para "coroar" o projeto, uma bandeira mexicana, na base da piramide que seria o "topo" do edifício.

Esteban Suarez, da firma de arquitetura BNKR Arquitectura, disse que o prédio seria também a casa de um novo centro cultural.

Ele disse: "Novas infra-estruturas,como escritórios, varejos e espaços de vida e lazer são necessários na cidade, mas não há terrenos disponíveis.
"As leis federais e locais proíbem demolir prédios históricos, e até mesmo se isto fosse permitido, os regulamentos da altura limite de novas estruturas é de oito andares.
Vista atual da praça e dos prédios .

"O centro histórico da cidade está precisando desesperadamente de uma reforma, mas não temos onde colocá-lo, isso significa que a única maneira de ir é para baixo."

Ele acrescentou: "O Earthscraper preserva a presença icónica da praça da cidade e da hierarquia existente dos edifícios que a cercam.

"É uma pirâmide invertida com um vazio central para permitir que todos os espaços habitáveis ​​para desfrutar de iluminação e ventilação naturais.



Vista noturna da praça, um espaço para eventos.

"Permitirá também que as inúmeras atividades que já acontecem na praça da cidade durante todo o ano, tais como concertos, exposições ao ar livre e desfiles militares continuem sendo realizados."
Maquete do projeto
Pirâmides desempenham um grande papel na história da arquitetura do México, desde as antigas civilizações do país muitas vezes construiram estruturas enormes em formas de pirâmide .

Esteban acrescentou: "O Earthscraper cava para baixo através das camadas de cidades para descobrir as nossas raízes."

Achei muito legal, não tão inovador quanto pensão, mas mesmo assim bem interessante.

Só espero que a tal praça não fique perto de uma falha geoloógica, e que eles pensem em uma forma de amenizar os danos de possíveis terremotos que são comuns na região.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário