Pesquisar

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aprendendo a comer


Essa menina sorridente ao lado, tem um problema nada comum. Mesmo já tendo completado 2 anos de idade, ela nunca aprendeu a comer!
Com isso desde os 6 meses, quando os médicos perceberam que ela não estava crescendo, ela é alimentada por um tubo gastrico.
Quando a mãe se aproxima dela com uma colher de comida a menina foge, de aversão a comida, e mesmo quando tenta comer qualquer migalhinha leva muito tempo e as vezes mesmo assim acaba desistindo ou vomitando. As pequenas quantidades que ela ingere não são insuficientes para para sustenta-la e vira e meche fica doente. Por isso ela se alimenta pelo tubo de uma fórmula de leite com alto valor calorico.
A Menina chamada Tabhita, sofre de Agenesia parcial do corpo caloso, uma condição,que segundo um estudo de 2008 atinge cerca 1,8 a cada 10 mil bebês.
Corpo caloso é o principal responsável por unir as 2 partes do cérebro, no caso da menina elas não são são completamente ligadas. Essa doença além do caso de Tabhita, pode ter outros sintomas que vão desde o desenvolvimento normal até graves dificuldades de aprendizagem e epilepsia.
Os pais sabendo que por se alimentar por um tubo quando ela crescer o desenvolvimento pode ser afetado, estão tentando levantar fundos para um tratamento na Áustria que custa cerca de R$40 mil.

Um comentário: