Pesquisar

sábado, 19 de junho de 2010

Chocólatras Anonimos (ou não )

A um indivíduo compulsivo em comer chocolates e/ou afins dá-se o nome de chocólatra. Aquele que não tem autodomínio diante de qualquer tipo de chocolate em qualquer forma.

O IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) convida pessoas compulsivas ou viciadas em chocolate a participarem de um encontro.

A iniciativa é do Programa de Atendimento ao Obeso do IPq e tem como objetivo inicial levantar dados sobre o tema.

Serão dez encontros quinzenais, às segundas-feiras, das 10h às 13h. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e podem se inscrever pelo e-mail artkau@mandic.com.br.




Porém mesmo sendo tido como vilão por causar "dependência", obesidade e acne, quando consumido em pequenas quantidades, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas.
Um estudo da BBC indicou que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término na atividade. Realmente comer chocolate é muuuuuuito bom !

Um comentário: