Pesquisar

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Código Michelangelo!

O Código Da Vinci já é coisa do passado!
Especialistas encontraram "O Código Michelangelo" oculto na Capela Sistina.

Michelangelo é reconhecido como um dos maiores pintores e escultores da Renascença Italiana.
O que não é tão conhecido é que ele era um estudante ávido de anatomia, e que chegou a convencer um padre florentino a deixá-lo estudar os cadáveres em seu hospital igreja. Mas ele destruiu quase todos os seus desenhos anatômicos e notas.
Agora, um par de especialistas americanos em neuroanatomia acreditam que Michelangelo deixou algumas ilustrações anatômicas para trás e em uma de suas obras mais famosas - a Capela Sistina.


O teto da Capela Sistina foi pintado entre 1508 e 1512 por Michelangelo. Os especialistas agora acreditam ter encontrado uma mensagem escondida no painel (circulado).
Os cientistas da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, estavam estudando a oeste do painel que retrata a Deus separando a luz das trevas, com as mãos e alegaram de que o painel final no teto, revela uma descrição precisa da medula espinhal e do tronco cerebral humano.
Eles perceberam que a garganta e o peito de Deus tinham irregularidades anatômicas, que não estavam presentes em qualquer outra figura no afresco. Eles concluíram que o que parece ser falta de jeito deve ter sido obra deliberada do gênio.


O pescoço irregular na figura de Deus (A) do painel corresponde a uma fotografia do cérebro humano, quando visto de baixo (B), enquanto (C) mostra as diferentes partes do cérebro aparentemente escondida na pintura.
Escrevendo na edição mais recente da revista científica "Neurosurgery", os peritos propuseram que Michelangelo tinha colocado esses dados como uma mensagem escondida dentro da pintura.
Não é nenhum segredo que a relação de Michelangelo com a Igreja Católica tornou-se tensa. Tanto que o Teto da Capela Sistina foi pintado meio que contra gosto do artista a pedido do Júlio II, que também já tinha encomendado à Michelangelo uma portentosa tumba para si mesmo, com quarenta estátuas em mármore. Júlio II estava tão fascinado pelo grande, quanto Michelangelo era voluntarioso e seus atritos com o artista, cujo temperamento também era forte, se tornaram lendários. O artista era um homem simples, mas ele ficou a detestar a opulência ea corrupção da Igreja. Tanto que a pedido do artista seu corpo foi enterrado em Florença e não nas terras do Vaticano como queriam os governantes.
Então é concebível que a Capela Sistina tenha sido um gesto de provocação, que permaneceu muito tempo escondido mesmo depois que ele tenha morrido.
No entanto, os cientistas não são os primeiros a ter achado formas incomuns no famoso afresco.
Em 1990, o médico Frank Meshberger mostrou que o painel central de Deus à criar Adão foi uma perfeita ilustração da anatomia do cérebro humano em secção transversal.

O que eu acho de tudo isso?
Eu acho que pode ser tratar de pareidolia.
Pareidolia, é quando você olha uma imagem e reconhece algo que parece estar ali. Como quando vemos formas nas nuvens, ou quando alguém religioso vê o rosto de Cristo numa mancha. Assim não seria surpreendente que os especialistas em anatomia vejam desenhos anatômicos em uma imagem.
Se não for isso Michelangelo, poderia estar mostrando algo como o eterno confronto entre religião e ciência e tirando uma com a cara do clero.

3 comentários:

  1. Será mesmo isso ?!?!?, Assossiacoes de mtas coisas com os desenhos né afff coisa de louco!!!

    ResponderExcluir
  2. "pareidolia" tive q procurar no google essa palavra rs
    pode ter sido isso, ou não, hehehe afinal esses caras sempre estiveram mto a frente do seu tempo, e mesmo do nosso se existisse algum gênio assim nessa epoca! fuis...

    ResponderExcluir
  3. Lei o livro a arte secreta de miguel angelo !!

    ResponderExcluir