Pesquisar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bicicleta movida a Vapor!

Esta moto a vapor está se preparando para entrar no livro dos recordes, como a motocicleta mais cara a ser vendida em leilão.
A "Roper Steam Powered Motorcycle" foi desenhada por Sylvester Roper é uma moto a vapor, com 117 anos deve ser leiloada no Ano Novo e é esperado alcançar o lance de  £ 325000 (Cerca de 870 mil reais).
Ela também parece que é uma máquina perigosa -  Roper morreu enquanto viajava nela em 1896
Os entusiastas de todo o mundo, são esperados para o leilão da máquina, que tem uma velocidade máxima de 65 km/h que conta com um motor a vapor,e uma a caldeira, presa em um quadro de bicicleta.
A moto trabalha usando uma fornalha e uma caldeira suspensa por molas a partir entre as rodas de um quadro de bicicleta.
A fornalha a carvão aquece a água para gerar vapor para alimentar o motor. O escape de vapor e feito por tubos que vão até uma chaminé atrás do selim.
O piloto pode acelerar girando o controle sobre o guidão que atua como o regulador de pressão - da mesma forma como motos modernas.
Após a morte de Roper a moto passou por vários proprietários, até ser comprada por seu atual dono em 1996.
Glenn Bator, chefe da Divisão de Leilões de motocicletas antigas, disse: "Roper construiu duas motocicletas movidas a vapor em 1894."Ambas ainda existem, a outra, está no museu Smithsonian.
"Na época, o motor de combustão interna estava em sua infância, ninguém sabia que o vapor não era o caminho a seguir."
"Quando Roper inventou sua máquina a palavra motocicleta ainda não tinha sido inventada. É incrível a máquina ter sobrevivido por tanto tempo."
"Não só foi uma das primeiras motocicletas, como esteve envolvida no primeiro acidente de moto que se tem notícia."
Roper saiu com moto e morreu, e embora tenha sido mostrado que ele morreu de um ataque cardíaco, não se sabe porém se ele tinha problemas no coração antes de andar com a moto ou se o ataque foi causado pelo passeio.
A moto ainda está em condições de funcionamento e o atual dono disse:
"Realmente foi como andar com uma locomotiva entre as pernas, apenas esperando que ela não explodisse.
O atual recorde mundial para uma moto vendida em leilão é de uma "Cyclone Board Track Racer" de 1915. A moto foi arrematada por £ 300.000 ( R$ 805 mil) em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário