Pesquisar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Células apostando Corrida!

Cientistas realizaram o que pode ser denominada a primeira "corrida celular" do mundo para determinar as células mais velozes do tecido humano.

As conclusões do experimento foram apresentadas no congresso anual da ASCB (sigla em inglês de Sociedade Americana de Biologia Celular), que ocorre em Denver, Colorado, com a participação de mais de 7.000 especialistas do mundo.

As "pistas" por onde as células corriam mediam entre 4 e 12 micrômetros de largura por 400 micrômetros de comprimento --um micrômetro corresponde à milésima parte de um milímetro.
Células durante a "corrida".

Estas pistas foram enviadas a seis laboratórios na França, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e nos Estados Unidos (duas instituições), que realizaram os experimentos.

Durante 24 horas, os cientistas registraram a velocidade de centenas de células e fizeram gravações em vídeo.

A mais veloz foi uma célula-mãe extraída da medula óssea de um feto pela especialista Yuchun Liu, de Cingapura. O tempo registrado foi de 5,2 micrômetros por segundo.

Théry salientou que, no universo celular, essa é uma velocidade bastante rápida. A segunda célula mais veloz atingiu 3,2 micrômetros por segundo.

O resultado, segundo os cientistas, pode ajudar a entender a migração de células durante processos importantes, como o desenvolvimento embrionário e a metástase de um câncer.

Cada tipo de câncer é diferente, cada paciente reage de forma diferente e o mesmo câncer em pessoas diferentes tem diferentes comportamentos. Essa corrida pode nos mostrar o caminho de terapias específicas para cada caso de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário