Pesquisar

sábado, 20 de novembro de 2010

Câmera na Nuca !?

Já ouvi várias vezes gente reclamando que pessoas falam mal delas pelas costas, e que queriam ter um olho na nuca para ver quem são essas pessoas.


Agora, um professor e artista nascido no Iraque está fazendo exatamente isso, ele quer implantar uma câmera na parte de tras da sua cabeça, e tudo que ele "vêr" irá a público.

Wafaa Bilal, um professor na Universidade de Nova York Tisch School of the Arts, será submetido a uma cirurgia na próximas semanas para ter a câmera instalada.

O projeto, chamado "O terceiro eu", vai envolver uma câmera que tira-rá  fotos em intervalos de um minuto com as imagens sendo transmitidas ao vivo para um museu novo do Qatar chamado Mathaf: Árabe Museu de Arte Moderna.
A câmera miniatura será afixada à cabeça através de uma penhora, como piercing.

Bilal disse que o projeto é "um comentário sobre a inacessibilidade de tempo, e a incapacidade de captação de memória e experiência." Seja lá o que ele quis dizer com isso né.

A idéia "Lezada" , já provocou revolta entre os estudantes da universidade on de Bilalleciona, que alegam que câmara é uma invasão de privacidade.

Sr. Bilal já concordou em cobrir a câmera com uma tampa, enquanto estiver no campus da universidade.

O site do "Projectoeu Terceira Eu" tem uma contagem regressiva para a data, o que sugere que o Sr. Bilal terá a câmera instalada em 15 de dezembro.

Não é a primeira vez que o artista nascido no Iraque causou polêmica com seu trabalho. Em 2008, ele criou uma obra de arte chamada "Virtual Jihad", na qual contracenou como um personagem em um jogo, ele atuava como um homem-bomba à caça de George W Bush. A exposição acabou por ser encerrado após uma onda de protestos.

Em junho deste ano, o Sr. Bilal tinha os nomes das cidades iraquianas tatuado em suas costas para marcar pontos com as baixas americanas e iraquianas.

O curador do museu do Quatar Até Fellrath disse: "Ele não é realmente um fotógrafo, ele não é realmente um cinegrafista, ele não é realmente um artista performático.

"Qualquer que seja obra de arte que ele crie, ele não quer que as pessoas só olhem para ela, ele quer elas participem"

Já já ,vai ter de monte por aí e não só fotos como filmagens também, e melhor a própria pessoa vai poder ver o que passa por suas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário