Pesquisar

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Alho Negro!?

Foto "emprestada" do blog da produtora
de alho negro no Brasil.
Hoje estava procurando alguma coisa "Lezada" para publicar aqui no blog, quando descobri que existem 5 gostos básicos (ou sabores, se preferir), são eles:

Doce, salgado, amargo, ácido e... 

Existe mais algum vc me pergunta?

Pois é, eu também não imaginava, existe o sabor Umami!!!

Mas além daqueles quatro lá em cima o que sabor sobra!? E foi procurando sobre comidas que tem sabor Umami que eu achei outra coisa "Lezada", e que acho que muitos não conhecem, Alho negro!

E o que parece podre aos olhos leigos, é um alho metido à besta todo trabalhado no black tie, que custa em média 100 reais o quilo, quase dez vezes mais que o alho comum. Paradoxos da culinária, não é mesmo?

O alho negro nada mais é do que um alho comum condicionado a um processo de fermentação e envelhecimento numa estufa, tornando-se uma iguaria cada vez mais presente nos melhores restaurantes brasileiros.

A diferença, além do aspecto, é que o alho negro não tem gosto e nem cheiro de alho. O sabor, segundo dizem, é considerado umami (que é o tal quinto gosto básico, saiba mais aqui), sendo ímpar com notas doces e frutadas lembrando uma ameixa seca, por exemplo, e que vai bem em pratos doces ou salgados.

Quanto a origem é oriental (só podia ser né?), havendo divergências entre ser japonesa ou coreana, sendo consumida no Oriente há cerca de cinco anos.

Taí. Embora o segredo do processo seja mantido a sete chaves, talvez seja interessante buscar informações sobre a técnica. Para quem já lida com o plantio e afins, seria uma boa alternativa para aumentar a renda.

No Brasil, quem produz é Marisa Tiemi Ono,(ela tem um Blog de Culinária bem interessante) que segundo conta, começou a produção fazendo experiências até chegar no resultado esperado. No blog você também encontra receitas onde pode usar esse alho.  Então quem se habilitar a comprar, já sabe onde procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário