Pesquisar

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Turbine seu HD com Sal!

Mesmo que na prática não funcione lá muito bem, todo mundo deve ter uma receita caseira para aumentar a potencia ou produtividade de um produto, eu mesmo conheço várias tais como por a pilha na geladeira para ela funcionar um pouco mais, colocar nafitalina na gasolina para ela aumentar a potência do motor, esquentar o "silver tape" para este voltar a colar, e por aí afora.

Porém nenhum destes tem cunho científico, e uns devem funcionar mais psicologicamente do que realmente parece, vai me dizer que quando a algum botão não funciona direito você não aperta ele mais forte?
Se eu disser:

Quer mais espaço no seu HD? Acrescente uma pitada de sal de cozinha! Você vai rir de certo.

Porém, uma pesquisa de cientistas de Cingapura identificou uma maneira simples de aumentar o armazenamento dos discos rígidos: colocar cloreto de sódio!


O assunto aqui não é gastronômico. Acrescentar uma pitada de sal em um disco rígido pode aumentar em até 6 vezes sua capacidade de armazenamento.

Os discos rígidos são pratos giratórios magnéticos, cobertos de grãos distribuídos aleatoriamente em escala nanoscópica. Estes grãos trabalham de uma maneira desorganizada para formar um bit de dados. Os modelos recentes de HD conseguem armazenar 500 gigabits de dados por centímetro quadrado.

Liderado pelo cientista Joel Yang do Instituto de Cingapura para Pesquisas de Materiais e Engenharia, lançou um novo olhar para esta questão. Segundo ele, o modo como é produzido os HD’s hoje em dia é muito ineficiente, sendo necessário aumentar os grãos que os formam.

A nova técnica leva em consideração o adicionamento de uma pequena quantidade de sal (o mesmo usado na sua cozinha em alimentos). O processo chamado de litografia de feixes produz estruturas em nanoescalas para o disco rígido. O papel do sal (cloreto de sódio) é aumentar as nanoestruturas em uma resolução muito maior, cerca de 4,5 nanômetros a mais que a altura atual, sem utilizar equipamentos ou tecnologia caríssima.

Este descoberta permite que a capacidade de armazenar dados seja brutalmente aumentada: agora será possível armazenar 1,9 terabits em 1 centímetro quadrado, podendo alcançar os 3,3 terabits.

Mas calma lá ! Não vão sair abrindo o PC e tacando sal em tudo não, que além de não aumentar a capacidade ainda vai arranhar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário